Últimas leituras, trabalho e estudos…

Faz muito tempo que não posto nada neste blog. Estou deveras atarefado em meu doutorado e com meu trabalho na universidade. Grande parte deste trabalho envolveu o estudo e utilização do assistente de provas Coq. Em um próximo post, escreverei sobre este assistente de provas.

 

Leituras

 

Nos últimos meses li dois livros interessantíssimos:

  1. Notas do subsolo de Dostoevsky. Este livro, é um grande monólogo que mostra um homem incapaz de conviver com a realidade que o cerca, e por isso, vive no “subsolo”, à margem da sociedade. Na minha opinião é um excelente livro e vale a leitura, pela análise psicológica feita neste romance.
  2. Caim de José Saramago. Era enorme a minha curiosidade em relação a este livro por diversas razões. Em primeiro lugar, logo que ouvi falar, que Saramago iria lançar um novo romance cujo nome era “Caim”, previ, tal como com o “Evangelho segundo Jesus Cristo” polémica acrescida para além da que já é mais ou menos habitual em relação aos livros de Saramago. Mais uma vez iria mexer com a instituição Igreja; pelo menos assim dava a entender o título… Este livro começa com Adão e Eva no Jardim do Eden e a sua expulsão. Vai continuando em toada ligeira, eivada de humor, até à morte de Abel às mãos de Caim. Este, personagem central, vai-nos conduzindo no seu vaguear pelo mundo, pelos diversos “presentes” com que se vai deparando. Esses presentes não são mais do que episódios diversos, ligeiramente ficcionados, em que as personagens são as da própria bíblia, alvos de grande análise crítica e, atrever-me-ei mesmo a dizer novamente, de sentido de humor, que nos são narrados no Antigo Testamento. Todos eles revelam um deus caprichoso, intolerante, déspota e cruel, como qualquer pessoa que leia este documento considerado histórico (é através do Antigo testamento que ainda hoje se interpretam os vestígios arqueológicos da Mesopotâmia e se dá corpo a aspectos da sua História), sem o halo da crença, também o verá. Por fim, este é um livro polêmico para crentes. Evidentemente, recomendo a sua leitura.

Os próximos livros a serem lidos são o Andar do Bêbado — livro sobre a teoria de probabilidades — e os Três Mosqueteiros de Alexandre Dumas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: